Skol Cube . Design de Produto, Inovação

O Cubo Skol é um cooler especial, capaz de manter a cerveja gelada por mais tempo, dispensando o uso de gelo. Dentro dele, a cerveja atinge -8ºC sem congelar e permanece abaixo de zero por até uma hora fora da geladeira. O que garante esse desempenho é a tecnologia S-Tec, composta pelo cubo doublewall e um líquido eutético que preenche o seu interior. Inspirada em um cubo de gelo, sua estrutura é transparente, permitindo que as pessoas vejam o líquido congelado em seu interior. O Cubo Skol armazena simultaneamente quatro garrafas de 600ml, aumentando a velocidade de atendimento e garantindo o fornecimento a grandes grupos de pessoas. Um abridor integrado à alça permite que o consumidor abra as outras garrafas que estão no cubo sem precisar da ajuda do garçom. Essa combinação oferece cerveja super gelada com abridor sempre à mão, garantindo conveniência e facilidade aos usuários.

O Cubo permitiu uma forma totalmente nova de oferecer a cerveja aos clientes, mas ainda precisávamos assegurar que ela chegaria excepcionalmente gelada às mesas, otimizar ainda mais o atendimento e ampliar a fluidez do ambiente. Foi assim que nasceram também a geladeira S-Tec e os totens, produtos que compõem o sistema que potencializa os benefícios oferecidos pelo Cubo Skol.

A geladeira S-Tec foi desenhada para garantir temperaturas de até -9ºC. Além da temperatura inferior à das geladeiras convencionais, ela conta com gavetas que oferecem um encaixe perfeito aos Cubos e agilidade ao garçom, aspectos que asseguram máximo desempenho em termos de ergonomia e resfriamento.

Enquanto isso, dois tipos diferentes de totens mediam a relação do Cubo com as pessoas. Um deles é voltado para o público que se concentra em pé nas áreas externas. Sua superfície oferece suporte não apenas para o Cubo Skol, como também para pequenos objetos, como copos, maços de cigarro e celulares, enquanto sua parte inferior oferece um espaço para guardar bolsas e mochilas. Suas dimensões foram planejadas para atender às necessidades das pessoas em pé, ocupando pouco espaço. Uma bandeirinha se projeta sobre o totem, facilitando sua localização em ambientes lotados. O outro totem, menor, foi pensado para ficar ao lado das mesas, garantindo suporte e acesso fácil ao Cubo.

Após protótipos e adequações, realizamos um piloto monitorado em 13 bares da cidade de São Paulo. A experiência foi bem recebida pelo público e também pelas equipes dos estabelecimentos. Ambos se surpreenderam com a maior agilidade e qualidade no serviço promovidos pelo Cubo.

Além disso, foi registrado um aumento de 8% nas vendas de cerveja dos bares que possuíam o sistema. Esse resultado positivo impulsionou a Skol a expandir o novo serviço para mais de mil bares em todo o Brasil.